domingo, 17 de fevereiro de 2013

OS TOMBOS QUE TODO MUNDO LEVA

Uma das coisas que mais atrapalham o desenvolvimento de uma pessoa é, na minha opinião, a mania de ficar comparando sua vida à vida de outras pessoas.

Quem nunca ouviu (ou fez) comentários do "tipo fulano tem isso e eu não tenho nada, fulano sempre consegue o que quer facilmente e pra mim tudo é mais difícil...se fulano estivesse no meu lugar quero ver se seria fácil fazer as coisas que ele faz..."?

Um dia desses, ouvi uma pessoa sentindo dó de si mesma por ainda não ter conquistado a condição de vida que ela queria, comparando sua situação a de pessoas que fazem a mesma coisa que ela e já têm carro, casa própria e um dinheirinho no banco. Só não ouvi nenhum comentário sobre tudo que essas pessoas abriram mão para chegar até ali, como se as conquistas tivessem caído de céu sem nenhum esforço.

Para chegar onde chegaram, muitas pessoas aceitaram começar do zero, arriscar um novo emprego, ter mais de um trabalho, acordar cedo, abrir mão do conforto, do lazer, da cerveja com os amigos. E fizeram isso sem ficar reclamando das coisas que estavam "perdendo" naquele momento, pois planejaram a longo prazo, focando na condição em que gostariam de estar. No caminho para chegar onde chegaram, com certeza, erraram, caíram, levantaram e começaram de novo.

Essa parte interessante da história de vida dos outros passa desapercebida para quem só vê os resultados conquistados.

Conhecer a jornada por trás das histórias de sucesso pode ser uma boa motivação para repensar as atitudes e focar no que realmente interessa.

Como diz o ditado popular "as pessoas só veem as pingas que eu tomo, mas ninguém repara nos tombos que eu levo".

Que tal parar de olhar só as pingas e aprender com os tombos?

Um comentário:

Marli disse...

Oi Karina, ótima reflexão. Na minha família e na do meu marido temos pessoas assim. É realmente como vc escreve, essas pessoas acham que não tiveram sorte e não conseguem ver que elas não se aventuraram com medo de abrir mão de muitas coisas na vida.
Vou postar seu texto no meu FB, quem sabe eles não leiam.