domingo, 10 de março de 2013

AS COISAS QUE FAZEMOS SEM PENSAR

É incrível, mas em plena era da informação, quando aprendemos até quando não queremos, ainda tem gente que faz as coisas sem entender o por quê. Gente que simplesmente liga o botão do automático e repete rotinas e atividades pelo simples ato de repetir ou porque alguém falou que isso é e sempre foi assim.

Um dia desses, comprei um filtro solar numa farmácia. Na hora que a menina do caixa passou o meu cartão na maquininha, educadamente avisei que não era necessário imprimir a minha via. Ignorando o que eu falei, além de imprimir, ela ainda me explicou que é obrigatório emitir o comprovante, mesmo que seja para jogar fora. De onde ela tirou essa ideia? Será que ela nunca se perguntou por que, após a impressão da primeira via, aparece no visor da máquina do cartão a pergunta: "imprime a segunda via?" se fosse mesmo obrigatório, existiria a opção de não imprimir?

Outra situação interessante é a das sacolinhas plásticas distribuídas nos supermercados. Hoje em dia, guardar suas compras em sacolinhas plásticas é quase tão vergonhoso quanto jogar lixo na rua ou ignorar a coleta seletiva. Quem pega a sacolinha fica olhando de rabo de olho para não ser flagrado nesse ato de insustentabilidade. Pois bem...um supermercado da cidade onde moro caprichou nos banners e faixas para orientar os clientes a dizer não às sacolinhas. Só isso. Nada de explicar porque essa atitude é importante. Até aí, nada grave. O problema é que as atendentes do caixa incentivam justamente o contrário, numa demonstração de total ignorância tanto da campanha do supermercado quanto dos impactos desse tipo de plástico ao meio ambiente. A cena seria cômica se não fosse trágica: uma faixa enorme dizendo para não usar sacolinhas e a menina do caixa enfiando suas compras dentro delas. Isso sem falar na cara de espanto que elas fazem quando você fala que não precisa da sacola.

Outro dia, perguntamos a um gerente de outro supermercado o motivo da colocação de placas indicativas trazendo a palavra saída de um lado e, no verso, a palavra entrada em  acessos que servem para as duas finalidades. Se eu tenho a opção de sair e entrar pelo mesmo lugar, por que a placa? Provavelmente, quem teve essa ideia teve, também, uma boa intenção, mas não parou pra pensar na utilidade do que estava fazendo. Aliás, essas placas mais atrapalham do que ajudam, pois os motoristas levam susto quando vão entrar por um lado onde a placa está orientando para isso e se deparam com um outro veículo saindo.

Exemplos não faltam. Nosso dia a dia está repleto de situações que realizamos no "automático", sem entender porque fazemos de uma forma e não de outra. A desculpa de fazer assim porque sempre foi assim não cola mais, pois temos inúmeras opções para pesquisar se o que fazemos está certo.

Entender o que fazemos depende da nossa própria vontade. Por isso, dê o primeiro passo e, para tudo o que fizer, pergunte: por que tem que ser assim?

Um comentário:

Matê Mattos disse...

Nos foi dado o poder de pensar! Mas não nos foi exatamente ensinado a melhor forma de usar este poder. Por vezes é um dispositivo pouco acionado. E quando esta faculdade de pensar é devidamente utilizada opera verdadeiros milagres. Uma simples e necessária pergunta como esta: "por que tem que ser assim" já causa grande revolução em nossa Vida! Parabéns pela proposta Karina, e feliz aniversário