domingo, 5 de janeiro de 2014

COMO VAI A SUA COMUNICAÇÃO?

Tem gente que acredita que quem fala muito se comunica bem. Na minha opinião, não é bem assim.

Que me desculpem os tagarelas de plantão, mas, geralmente, quem fala muito costuma falar sem pensar ou, o que é pior, não analisa as consequências das suas palavras.

Está cada vez mais difícil ter uma comunicação de boa qualidade com as outras pessoas. Isso está acontecendo porque um dos ingredientes básicos do processo de comunicação - a interação pessoalmente com o outro - está ficando rara.

Talvez, um dos principais motivos que contribuem para isso seja o número de adeptos das mídias digitais sociais. O número cresce tanto, que se tornou comum presenciar em bares, restaurantes e até em eventos familiares, pessoas conectadas à internet e vidradas na tela de seus celulares sem se importar com quem está ao seu lado.

Mas seria uma injustiça atribuir toda a "culpa" da má comunicação ao Facebook, Orkut e qualquer outro "ut" na moda por aí. A falta de comunicação - ou a comunicação sem qualidade - acontece a todo momento, inclusive no trabalho, e vai além da falta de um click no "curti" do seu comentário, da sua frase não compartilhada ou, ainda, de um comentário não comentado.

O problema começa no momento em que as pessoas deixam de refletir sobre os resultados que desejam alcançar quando escrevem, falam ou criticam alguma coisa seja pessoalmente, por e-mail, telefone ou nas mídias sociais.

Depois, se agrava na hora de uma escolha inadequada do meio utilizado para se comunicar (quantos casos já ouvimos de pessoas que tiveram a vida profissional arrasada por criticar o chefe ou a empresa no Facebook).

Por fim, se torna um desperdício de informações "largadas ao vento", sendo interpretadas, muitas vezes, de formas equivocadas.

Você já parou pra pensar se, quando você fala (ou escreve), as pessoas entendem exatamente o que você quer dizer?

Como você sabe que o que você falou é o que a outra pessoa ouviu?

Existem milhares de fatores que podem interferir na interpretação de uma mensagem. O estado emocional talvez seja o mais importante deles. A tristeza e o estresse podem impedir que uma pessoa interprete uma informação 100% como deve ser.

Uma auto-estima abalada pode fazer uma grande diferença na hora de diferenciar uma sugestão de melhoria de uma mania de perseguição.

Muitas pessoas são egocêntricas na hora de se comunicar. Acham que todo mundo tem que saber o que se passa na sua cabeça como se somente o seu ponto de vista sobre um determinado assunto fosse o certo. Quando se deparam com alguém que questiona o que elas querem dizer, acham que a culpa pelo não entendimento é sempre dos outros e nunca delas.

Bom mesmo seria todo mundo saber expressar exatamente o que se passa na sua cabeça, com educação e respeito ao interlocutor, mas sem rodeios e frescuras. Falar sim quando quer falar sim e não quando quer falar não.

Mas, será que as pessoas estão preparadas para uma comunicação de qualidade, assertiva, que produza os resultados esperados pelo emissor da mensagem?

Tenho minhas dúvidas.

Um comentário:

victor disse...

Gostei do ensaio, principalmente do final quando voce disse: será qua as pessoas estão preparadas para uma comunicação de qualidade ? isso deve valer para os dois lados, nos interessa nos comunicar com qualidade e/ou nos interessa interpretar a mensagem com qualidade, acredito que tudo depende da sua prioridade. Mas podemos discutir mais sobre o assunto. beijos